FAQ

Perguntas Frequentes

Não. O equipamento, normalmente, é instalado sobre o telhado e é conectado à caixa de luz através de cabos especialmente desenvolvidos para esse fim. Os cabos podem passar pelos conduítes já existentes ou são utilizadas eletrodutos para passagem de forma que estes tenham boa apresentação e um bom acabamento. Toda instalação segue rigorosamente os NR’s (Normas Regulamentadores) do setor elétrico, afim de evitar acidentes e problemas na residência.
Nos dias nublados e de chuva também há geração de energia, porém em menor quantidade. Durante a fase de projeto, é feito um levantamento no local com o objetivo de avaliar a incidência solar e possíveis sombreamentos, com esses dados, o sistema é dimensionado para gerar a quantidade de energia necessária.
Você utiliza a energia da concessionária abatendo os créditos gerados durante o período de incidência solar. Nossa engenharia faz cálculos para que a energia gerada seja adequada para abater seu consumo.
Não. A média de velocidade de uma pedra de granizo é de 50 km/h. As placas são testadas com pedras de gelo até 80km/h.
Com certeza. Em igualdade de condições, qualquer pessoa vai preferir não pagar conta de luz. Se um dia você vender sua casa. Poderá incluir no preço o valor pago pelo sistema de geração de energia solar.
Pode, mas será necessário novo projeto e avaliação do novo local de instalação para calcular a energia a ser gerada.
Se a conta de energia for do mesmo titular, (mesmo CPF ou CNPJ) e estiver dentro da mesma área de atuação da concessionária, sim você pode usar em mais de um imóvel os créditos obtidos com a geração de energia solar.
Pode, desde que seja dentro da mesma área de atuação da concessionária de energia.
Não. Você vai continuar pagando a taxa básica da concessionária. É a chamada Taxa de Disponibilidade. Também justifica a cobrança pois você vai usar a rede elétrica da concessionária para armazenar toda sua energia produzida para consumo posterior.
A vida útil das placas, estima-se que seja superior a 25 anos mas a garantia do fabricante é de 12 anos. O inversor tem garantia de 5 anos, mas o tempo de vida útil também é maior do isso.
Podem e vão mudar. Mas não para quem já tem sistema instalado. Quem já tiver o sistema de energia instalado até o final de 2019, vai ter as condições atuais mantidas.
Praticamente Nenhum. Você vai até achar que o sistema não está funcionando, pois o equipamento é absolutamente silencioso
Como você usa a rede elétrica para armazenar a energia que produziu, se a rede estiver inoperante, por questões de segurança dos funcionários das concessionárias, sua casa ficará sem luz, exceto se tiver um gerador a parte.
Não. Isso é proibido por lei. Você pode usar em outros imóveis cadastrados no mesmo CPF ou CNPJ por um período de até 60 meses.
Não. Quando ocorreu o racionamento em 2001, o Governo Federal estabeleceu um limite de consumo. Quem usasse acima do limite pagava uma multa. Com esse sistema, você com certeza não chegará nem perto de um limite estabelecido.
Não. Bandeiras tarifárias, inflação energética não lhe afetarão mais.
Se você já tiver um sistema de geração de energia, isso não será um problema. Você vai produzir sua própria energia. Em situações de falta de recursos hídricos, que geralmente gera um aumento da conta de energia acima da inflação, isso não lhe trará nenhum prejuízo.
Sim. As placas têm garantia de 12 anos e o inversor tem garantia de 5 anos, embora a vida útil das placas seja de mais de 25 anos.
A Sol Premium Energy fará tudo para você. Faremos a avaliação da estrutura da sua casa, o projeto, cuidaremos da homologação desse projeto junto à concessionária de energia elétrica, instalação do sistema e monitoramento da eficiência do sistema.
Não. Se o projeto estiver de acordo com as regras da concessionária eles não podem se recusar a homologar sem uma razão de ordem técnica. A utilização desse sistema está regulamentada pela NR 682 da Aneel.
Depende da forma como resolveu pagar pelo sistema. Na média, entre 4 e 5 anos considerando a aquisição através de financiamento. Caso seja feito com recursos próprios, o payback é menor.
A partir de uma visita técnica com o objetivo de levantar informações do local, nossa área de engenharia inicia o desenvolvimento do projeto. Também são utilizados softwares, inteligência remota e imagens de satélites para fazer o correto dimensionamento do seu sistema gerador de energia. Em seguida, esse projeto é enviado para a concessionária de energia elétrica que após criteriosa análise, homologará o projeto.
A equipe da Sol Premium Energy fará a instalação em poucos dias. O tempo exato varia de um sistema para outro pois depende da quantidade de placas a serem instalados. Importante ressaltar, que nossa equipe técnica segue rigorosamente as normas de segurança para trabalho em altura e com eletricidade (NR-35 e NR-10).
Uma vez instalado e ativado o sistema, você pode acompanhar o funcionamento através de um aplicativo em seu celular, fornecido pela fabricante do equipamento. A Sol Premium Energy também poderá fazer esse acompanhamento e pode analisar por período qual a quantidade de energia produzida.