Como Funciona

Como Funciona a Energia Solar?

Os painéis solares captam a luz do sol e geram a energia que é enviada até o inversor solar. O Inversor é o equipamento que vai converter a energia gerada pelo sistema com as características da rede residencial

Durante o dia, os módulos fotovoltaicos ou painéis solares, captam a luz do sol que é transformada em energia elétrica. Para que isso ocorra da forma mais eficiente possível, o correto posicionamento dos painéis é fundamental. Afinal, quanto mais radiação solar o painel recebe, mais energia é gerada. Daí a necessidade de se evitar qualquer área de sombra.

Como resultado desse processo, é produzida corrente elétrica contínua (CC ou em inglês, DC = direct current). É no inversor interativo que essa corrente será transformada em corrente alternada (CA ou em inglês, AC = alternating current) que é a utilizada em nossas residências, empresas e condomínios.

É no inversor solar que a energia é então transformada em energia com as características da rede local o que possibilita que seja usado em nossos eletrodomésticos, eletrônicos, ar condicionado, lâmpadas etc.

O excesso de energia produzida e não consumida é armazenada na rede elétrica para ser consumido em momentos que não há luz solar ou quando se usa mais do que produz. Esse “estoque” de energia pode ser usado em até 60 meses.